Até há algum tempo atrás comemorámos a quarta-de-bolso, com os artigos semanais de Sílvio Pereira acerca dos relógios de bolso mais especiais da sua colecção. Hoje apresentamos sistema Amadeo® dos relógios Bovet 1822.
Sistema Amadeo ®
O sistema Amadeo® permite converter um relógio de pulso em relógio de bolso ou relógio de mesa em poucos segundos. Para remover a correia basta pressionar dois rebites, após a remoção da correia o relógio de pulso transforma-se num relógio de bolso e, com a abertura de um anel no fundo ficamos com um elegante relógio de mesa.
No próximo vídeo podemos observar uma demonstração pelo próprio Pascal Raffy.
Demonstração dos sistema Amadeo® por Pascal Raffy.
BOVET 1982 - A HISTÓRIA
1797 - 1839: criação da dinastia BOVET
1797
Edouard Bovet nasce em Fleurier. É filho de Jean-Frédéric Bovet. Segue os passos do pai e torna-se mestre relojoeiro.
1818
Edouard Bovet parte de Londres a 20 de Abril a bordo do Orwell, navio da "Compagnie des Indes", numa viagem à China. Chegou a Cantão a 16 de Agosto, onde rapidamente vendeu quatro relógios pela quantia de 10.000 francos suíços, o equivalente a um milhão de dólares actualmente.
1822
A Casa BOVET, uma empresa familiar, é registada a 1 de Maio, em Londres. Nessa altura, Edouard Bovet residia em Cantão, enquanto os seus irmãos, Alphonse e Frederic, estavam em Londres e Gustave geria as oficinas em Fleurier. Juntos, estabeleceram a BOVET como líder da relojoaria pelo seu nível excepcional de decoração e cronometria.
Edouard Bovet é reconhecido como o fundador da caixa de fundo transparente.
A transparência revela a perícia inigualável do escape Duplex que equipava o movimento BOVET até à chegada dos primeiros escapes de âncora suíços.
1835
O Chatêau de Môtiers foi construído no século XIV, com vista para o Val-de-Travers e Fleurier. Foi vendido a Henri-François Dubois-Bovet.
1840 – 2000: a Idade de Ouro de BOVET
1840
Frédéric Bovet deixa Londres e regressa a Fleurier, onde dirige as oficinas de relojoaria que, na altura, empregavam 175 pessoas.
1849
Edouard Bovet morre em Fleurier, com 52 anos, deixando o seu legado na China. Nessa altura, BOVET era sinónimo de relógio para os celestiais (povo chinês) e utilizado como moeda de troca.
1855
Durante a Exposição Universal realizada em Paris, BOVET ganhou a medalha de ouro na categoria "luxo" por um par de relógios esmaltados encomendados pelo Imperador da China.
1889
Fritz Bovet, o filho mais velho de Alphonse, registou a patente de um cronógrafo de retorno instantâneo (flyback) equipado com um ponteiro de segundos, um contador de minutos e um contador de horas que permitia medições até 24 horas. Este mecanismo engenhoso oferecia a possibilidade de utilizar o cronógrafo como um segundo fuso horário.
1939
BOVET registou a patente do relógio de «cavalete», que permite a utilização de um relógio de bolso como relógio de mesa. Uma outra patente foi registada para o cronógrafo Mono Split-Second, que continua a ser muito procurado pelos coleccionadores.
1957
Os bisnetos de Henri-François Dubois-Bovet doaram o Castelo de Môtiers ao Estado de Neuchâtel.
2001 - actualidade: o pináculo da arte relojoeira
2001
Pascal Raffy, um coleccionador apaixonado pela Alta Relojoaria, torna-se o único proprietário da BOVET Fleurier SA.
2006
Pascal Raffy adquire o Castelo de Môtiers, classificado como monumento histórico, ao Estado de Neuchâtel, e cria a primeira oficina de montagem da BOVET.
Para continuar o legado dos irmãos Bovet, integra rapidamente a Manufatura de Alta Relojoaria Artesanal DIMIER 1738 e a Manufatura de mostradores BOVET.
2007
Para celebrar o seu respeito e admiração mútuos, a Casa BOVET e a Pininfarina estabelecem uma parceria para criar relógios desportivos de luxo que unem a paixão pelo design e o brilhantismo da engenharia.
2010
Até há algum tempo atrás comemorámos a quarta-de-bolso, um dia da semana dedicado aos relógios de bolso. Hoje voltamos com um artigo acerca dou num relógio de colar) sem a utilização de qualquer ferramenta.
2014
A BOVET lança o Calibre Virtuoso II, o primeiro movimento não regulado por um turbilhão inteiramente desenvolvido e manufacturado internamente.
2015
Pascal Raffy apresenta dois relógios históricos exclusivamente fabricados à mão pelos artesãos da BOVET: o incrível Braveheart®, com 6 patentes e uma impressionante reserva de marcha de 22 dias, e o 19Thirty, concebido em homenagem aos relógios de bolso criados pela família Bovet nos anos 1930.
2018
O empenho e a dedicação de Pascal Raffy ao mais alto nível da Alta Relojoaria são reconhecidos e honrados quando o Grand Prix d'Horlogerie de Genève atribui ao Récital 22 Grand Récital, o seu prémio mais cobiçado, a Aiguille d'Or.
2020
A Família Bovet dá as boas-vindas a Audrey Raffy e à sua paixão pela Alta Relojoaria, ao juntar forças com o seu pai, Pascal Raffy, para continuar a liderar o caminho do Brilho da Engenharia.
Pascal Raffy recebe o prémio Grand Prix d'Horlogerie de Genève 2020 para a Excepção Mecânica pelo Récital 26 Brainstorm®️ Chapter Two e o prémio Ladies' Watch pelo belo relógio Miss Audrey.
Comments