Lançamento internacional
21 de junho de 2023
Estamos perante o nascimento de um relojoeiro independente, trata-se de Hervé Schlüchter, que após alguns anos na Bovet decidiu trilhar o seu próprio caminho. No passado dia 16 de Fevereiro publicámos um artigo acerca de Hervé Schlüchter, na altura foram apresentados uns planos ligeiramente diferentes que passavam pela criação de um relógio com turbilhão em 2024. Este é um lançamento inesperado, porém o resultado é absolutamente esplêndido!
Hervé Schlüchter
Hervé entra de forma independente no mundo da relojoaria com o lançamento do seu primeiro relógio com indicação de dia e noite através de um movimento acabado manualmente. Vamos apresentar este novo relógio através das próprias e independentes palavras de Hervé Schlüchter:
O Regulador Filosófico
As horas são indicadas num «disco filosófico» de 24 horas, feito em aventurina (uma forma de cristal de quartzo), os minutos são indicados através do ponteiro regulador central e, os pequenos segundos, num submostrador às 6 horas.
São apresentadas duas complicações: um «disco filosófico» de 24 horas, e uma alavanca de paragem para correção do tempo. As especialidades relojoeiros são três: um escape apresentado como sendo um escape de âncora de «bigode», um balanço apresentado como sendo «de tipo Guillaume» (inventor do Invar) e corda apresentada como sendo de «dente de lobo». Esta é uma edição limitada a 25 peças.
Criar para durar
1750, hoje... Nessa altura, os relógios eram criados e construídos a longo prazo, para durar, com os melhores materiais, para resistir ao teste do tempo. Como estes objectos se destinavam a acompanhar várias gerações, havia um cuidado especial em garantir a sua longevidade e, claro, que continuavam a ser um prazer de admirar.
Quando o meu pai ainda era vivo, pediu-me para lhe fazer um relógio de bolso, pois o seu avô usava sempre um. O seu pedido era simples: "Eu também gostava de usar um relógio de bolso e, como fazes peças bonitas para os outros, ficaria muito contente se fizesses um para mim". Não pude satisfazer o seu pedido a tempo, pois ele deixou-nos antes de eu poder esboçar uma única linha para o seu relógio; na altura, estava demasiado ocupado e ocupado com o meu papel de diretor de relojoaria de uma grande marca.
Ainda estava a chorar a morte do meu pai quando decidi realizar o meu sonho de independência e comecei finalmente a trabalhar no seu relógio de bolso. Este foi o impulso inicial para o projeto "Árvore da Vida" - e para o primeiro relógio, "L'Essentiel" ("aquilo que é essencial"). Tendo-me tornado pai, apenas dois meses após a morte do meu pai, senti um profundo desejo de materializar uma filosofia de vida.
Quando comecei a conceber o relógio de bolso do meu pai, imaginei quase de imediato que ele teria uma mensagem filosófica... E se o relógio de bolso do meu bisavô também contivesse uma mensagem para mim - e para os meus filhos no futuro...?
E se ligássemos os relógios uns aos outros...
como membros da mesma árvore genealógica...
E assim foi plantada a semente da Árvore da Vida.
Ia assim materializar vários relógios, espelhando os estados de espírito que evoluem nas nossas vidas desde o início da condição humana.
A infância - a sua despreocupação, a sua capacidade mágica de simplesmente estar, no aqui e agora, de viver o dia a dia. É um estado pelo qual nos esforçamos ao longo das nossas vidas.
Pais - a sua/nossa visão mais alargada,
E, finalmente, os avós - a sua sabedoria sobre a passagem do tempo.
Eu sabia que não estava a começar a trabalhar num relógio. Estava a iniciar uma viagem maior.
No que diz respeito à abordagem técnica, as especificações tornaram-se rapidamente muito claras. O postulado básico era inspirar-me nos movimentos dos relógios de bolso icónicos, na sua majestade e generosidade de forma. E como optei por fabricar eu próprio os componentes, a utilização de métodos tradicionais garantiria que a criação se mantivesse naturalmente tão pura como a sua intenção.
Ir ao encontro do essencial
O nome do relógio surgiu naturalmente - a palavra estava sempre a surgir
em todas as considerações filosóficas, técnicas e de design.
A inspiração para a pureza do design surgiu ao folhear uma obra de Antide Janvier e ao deparar-me com um magnífico regulador datado de 1800. Eu ia criar um regulador. Um regulador filosófico. Numa caixa de 39 mm.
Começo sempre por desenhar o mostrador, depois crio o movimento que corresponde à face do relógio que desenhei.
O disco das 24 horas seria assim o disco filosófico. Seria portador da mensagem do proprietário, dirigida a ele e às gerações vindouras.
Elaboração do caderno de encargos do movimento
Decidi construir o meu calibre com base em várias especialidades relojoeiras fundamentais. Queria a minha própria roda de balanço, com proporções idênticas às dos relógios de bolso, um escape de âncora suíço com «âncora de bigode», «dentes de lobo» na roda de carga, rodas grandes, finas e elegantes, um conjunto de componentes em aço polido espelhado em maillechort prateado para obter a mesma sensação natural dos maravilhosos relógios de bolso da época de ouro da relojoaria e, claro, conforto e pureza absolutos.
Após ter efectuado os primeiros cálculos e ter escolhido uma frequência agradável de 18 000 alternâncias por hora, debrucei-me sobre a espessura desejada para um relógio de 39 mm. Com uma espessura de 8 mm, excluindo o vidro, pareceu-me que atingiria a proporcionalidade perfeita entre diâmetro e espessura. Assim começou a fase de modelação 3D, e as horas passadas a recomeçar vezes sem conta para finalmente captar esta harmonia sempre tão desejada, da fivela à coroa, e da coroa à roda de balanço.
A finalização conjunta do ficheiro técnico marca a transição entre a modelação 3D virtual e os materiais reais. Uma vez efectuadas as inúmeras adaptações específicas, o trabalho real consegui finalmente começar. Quando se cria o seu próprio calibre, a extensão de tudo o que tem de ser feito a montante antes de se poder começar é impressionante - e não se vê em lado nenhum no produto final! Nesta fase, é necessária uma paixão imparável e uma fé inabalável na relojoaria para continuar a avançar.
Durante meses, nada acontece; o movimento não tem vida, nem sequer a mais pequena oscilação. Fazer. Testar. Modificar. Repetir. E repetir até ficar perfeito. Como o meu mestre Philippe Dufour me ensinou, não há limite de tempo para fazer as coisas corretamente. Não há espaço para aproximações nesta busca horológica dentro da arte tradicional da relojoaria. Todas as manhãs, o material desafia-nos de novo para a "Excelência" - e sabemos que temos de estar à altura. Isto demonstra a humildade que caracteriza os artesãos que estão verdadeiramente - e diariamente - imersos nos materiais da sua arte.
Nasce o relógio "L'Essentiel".
Na minha imaginação, nunca o vi como um relógio, mas sim como um instrumento mecânico filosófico.
Pode parecer estranho, mas quando tenho de explicar o objetivo do meu trabalho em três palavras, "instrumento mecânico filosófico" soa sempre verdadeiro e em sintonia com a minha intenção original. Um mecanismo vivo que regista a vida (vidas) de uma pessoa, transmitindo e salvaguardando uma mensagem filosófica.
Gostaria que os meus antepassados me tivessem transmitido um instrumento mecânico, algo que me enviasse mensagens e guiasse os meus passos ao longo da minha existência. Inscrever os fundamentos num mecanismo como se cinzelam verdades no mármore. É um sentimento que me dá grande conforto e alegria, porque infundir as minhas criações com estas palavras dá-me a oportunidade de manter a luz a brilhar sobre os valores da vida: Hoje, Agora, Amor e Gratidão.
No relógio, escolhi o latim como testemunha do passado: Hodie (hoje) e Nunc (agora) «aparecem ao sol». Palavras simples e quotidianas, mas que exprimem perfeitamente o sentimento da infância. O presente absoluto, não amanhã, não daqui a duas horas, apenas agora. Quanto à escolha das "palavras da meia-noite": Amor & Gratia. Amor & Gratidão - palavras óbvias para mim, e muito poderosas, que podem terminar um dia de forma maravilhosa.
Um Manifesto da Arte Horológica Tradicional
A escolha dos materiais foi, naturalmente, fundamental - para garantir a longevidade, o conforto e a qualidade do exterior para os relojoeiros que cuidarão das minhas criações no futuro. Tudo, sem exceção, obedece ao lema: "Creare Durare" - Criar para durar.
Assim, os materiais seriam os que reflectem a mais pura tradição relojoeira, com o menor número possível de tratamentos galvânicos, para manter um nível de acabamento perfeito ao longo do tempo.
O tambor e as rodagens
O primeiro elemento a manifestar-se na sequência energética de um relógio é o tambor e a sua roda de carga. Sempre me maravilhei com os «dentes de lobo» à volta da coroa e das rodas de carga dos relógios de bolso antigos. Este perfil dá um toque especial a estes dois componentes, sobretudo quando os dentes são chanfrados e polidos, e a parte superior destas duas peças recebe um acabamento de raios de sol no sentido da rotação, respeitando a lógica e a harmonia mecânica.
A ponte do tambor em maillechort (liga de níquel, cobre e zinco) aloja a roda da coroa suspensa e a mola do linguete, que está integrada na ponte. Optei por conceber um linguete de peça única que reflectisse a forma da ponte do tambor.
Depois do tambor e da sua reserva de marcha de 60 horas, vêm as rodagens, com as suas grandes rodas banhadas a ouro - biseladas, com grão circular e escareadas em ambos os lados. Também aqui, queria rodas grandes e majestosas e uma roda central grande e bonita. Para as 3 rodas das rodagens, queria uma lógica comum às suas pontes e consistência nos acabamentos, criando uma ponte para cada roda - como os calibres dos icónicos relógios de bolso. Quis representar graficamente uma «espinha» de pontes de aço polido espelhado, o mais esguia e elegante possível, com os braços embalados, como uma figura de estilo. A ponte central fornece assim o eixo de simetria do movimento, respondendo à curva do tambor e da ponte de balanço. Curvas e formas, simples e directas.
Escape de âncora equilibrado e o órgão regulador
Depois do comboio do tempo, vem o escape e as suas especialidades, uma homenagem à arte relojoeira tradicional. A roda de escape tem a forma tradicional e trabalha em conjunto com a âncora contraposta. Nos relógios finos, este tipo de âncora exigia um nível de limagem e de polimento que indicava o cuidado dado até aos mais pequenos pormenores de execução. Decidi incorporar este tipo de âncora por razões estéticas e artesanais e optei pela alavanca em forma de bigode. É surpreendente e agradável ver uma âncora "bigode" em ação, o que é bastante raro hoje em dia.
O objetivo do órgão regulador do relógio era fazer a ponte entre o passado e o presente. Foi por isso que me inspirei na forma específica dos balanços dos cronómetros marítimos, com os seus quatro blocos de inércia e parafusos de ajuste. As suas dimensões corresponderiam ao que era habitual, ou seja, ocupariam aproximadamente o mesmo espaço que o raio do movimento. Para permitir que os coleccionadores verifiquem a precisão dos seus relógios, equipei o movimento com uma alavanca de paragem que atravessa o movimento e pára o órgão regulador quando se acerta a hora. A delicadeza e o comprimento desta mola são uma delícia de leveza mecânica.
O sistema de fixação do pivô é um pequeno mecanismo que permite ajustar com precisão o ponto de referência rodando simplesmente um excêntrico na ponte de balanço. O suporte do pivô regulável e a sua mola de «pescoço de cisne» são fabricados em aço e chanfrados, com as superfícies superiores polidas em espelho. Sob o «coração» do relógio encontram-se duas placas personalizadas, gravadas à mão com as inscrições "Tree of Life", "L'Essentiel" e "Creare Durare".
O mostrador do relógio
A abertura de 24 horas revela o desenrolar dos dias, com as suas palavras «escondidas» para as gerações futuras. Escolhi o latim para lhes dar um toque de mistério. Hodie Nunc (Hoje Agora); Amor & Gratia (Amor & Gratidão).
Este «disco filosófico» foi um verdadeiro desafio, pois é feito de aventurina, com o sol e a lua em ouro e prata, tudo impresso em tampografia. A escolha da aventurina e o seu efeito de céu estrelado adequam-se perfeitamente a esta janela aberta sobre o tempo, o nosso tempo pessoal e íntimo.
Quanto aos outros mostradores, quis utilizar o esmalte Grand Feu e o guilhoché na minha primeira criação. Trata-se de artes mágicas e intemporais. O esmalte Grand Feu, com o seu carácter «imortal», permite que os mostradores sejam abobadados, realçando a generosidade do L'Essentiel. O mostrador central é em maillechort (liga de níquel, cobre e zinco) com um guilloché torneado à mão. Um dos meus sonhos, aprender a arte da guilhoché, tornou-se realidade graças à relação baseada na transmissão de savoir-faire que tenho com o mestre desta arte, Georges Brodbeck.
Os ponteiros são trabalhados de forma tradicional, sendo a delicadeza uma das características da elegância. O ponteiro regulador, que indica os minutos, situa-se no centro do esguio instrumento mecânico. São dourados à moda antiga, e as ligeiras variações de cor conferem a cada um a sua singularidade.
A caixa, a bracelete e a fivela.
A caixa é, evidentemente, um dos elementos que exige uma grande atenção aos pormenores, nomeadamente em termos de ergonomia. A elegância das asas, a inclinação correcta, as proporções correctas e o posicionamento correto no pulso foram objeto de grande atenção. Gravado na coroa e na fivela, surge o HS estilizado. A fivela segue a mesma lógica de alternância de superfícies polidas com superfícies de grão recto. Todos os componentes da caixa e da fivela são em aço inoxidável para esta edição limitada de 25 peças.
O L'Essentiel é entregue num estojo sóbrio em pele Barenia chocolate com o número de série do instrumento mecânico filosófico; no interior, o certificado de autenticidade e um conjunto de correias sobresselentes.
Para partilhar o primeiro ato do projeto Árvore da Vida, que melhor altura do que o Solstício de verão.
Hervé Schlüchter
Dados técnicos
Nome do relógio: L'Essentiel "Árvore da Vida
Componentes: 45
Caixa: Aço inoxidável, design de caixa de 3 peças, fundo da caixa prensado Faixa horizontal da caixa com acabamento acetinado e asas polidas, luneta e fundo da caixa polidos
Vidro: Cristal de safira, revestimento antirreflexo de dupla face
Caixa: dimensões da caixa: 39 mm; altura: 10,37 mm
Resistência à água: 3 atn (30 metros, 100 ft)
Coroa: Aço inoxidável, polido com logótipo gravado
Bracelete: Crocodilo preto, cosido à mão; interior em crocodilo vermelho, pequenas escamas
Fivela: Aço inoxidável, logótipo gravado à mão, acabamento acetinado na parte superior e inferior, bordos polidos, suporte do pino martelado, pino polido, flancos com acabamento acetinado
Mostrador
Mostrador central: Maillechort (liga de níquel, cobre e zinco), decoração guilloché torneada à mão; logótipo HS gravado à mão; periferia esculpida à mão; flancos em grão recto, parte inferior em grão circular
Aberturas das horas e dos segundos: aço, temperado e branqueado à mão, com aro, chanfros e escareados, feitos à mão e polidos; flancos em grão recto
Mostrador de minutos e segundos: Esmalte Grand Feu branco, transferências pretas brilhantes
Disco filosófico: aventurina, montada numa coroa entalhada, revestimento a ouro para o Sol; revestimento a prata para a Lua, inscrição filosófica latina: no Sol, Hodie Nunc (Hoje Agora); e na Lua, Amor & Gratia (Amor & Gratidão)
Movimento
Nome: Calibre HS-01
Diâmetro: 34,60 mm / 15½ 'lignes'
Altura: 7,38 mm (incluindo o interrutor)
Número de componentes: 189
Frequência: 18.000 alt/h
Complicações: 2 - Disco filosofal de 24 horas e; alavanca de paragem de segundos
Especialidades de relojoaria: 3
- Escape de alavanca suíço, alavanca «bigode» contraposta
- «Dentes de lobo» na roda da catraca e da coroa
- Roda de balanço "Homage" de tipo Guillaume
Número de rubis: 27
Reserva de marcha: 60 horas
Componentes técnicos
Tambor: Rotação rápida; tambor com granulação circular, flancos rectos
interior de grão circular, tampa de grão circular
Roda de carga e roda de coroa: perfil em dente de lobo, parte superior com acabamento sunray, parte inferior circular, dentes polidos à mão
Mola de lingueta: espelho polido, esmerilado à mão; parafusos escareados, flancos
de grão reto, de grão circular
Rodas: raios ARCAP banhados a ouro 3N; chanfros polidos; granulação circular;
revestidas de diamante por dentro e por fora, com caneluras rectas
Pivôs: de fabrico tradicional; temperados e branqueados à mão
Carretes e eixos: polidos à mão, brunidos
Escape: escape de âncora suíça de "bigode", polida em espelho, chanfrada, flancos de grão recto
Roda de escape: polida como um espelho
Balanço: tipo Guillaume (diâmetro 14,10 mm), inércia variável com pesos de ajuste
Espiral: curva terminal Phillips, ajuste fino excêntrico
Acabamentos
Platina: Maillechort (liga de níquel, cobre e zinco), gravada à mão com inscrição "Hervé Schlüchter" e "Bienne, gravação manual "Work No." por baixo do órgão de regulação, granulação circular, em cima e em baixo; reentrâncias em granulação circular, flancos de grão recto
Tambor, escape e pontes de balanço: Maillechort (liga de níquel, cobre e zinco); Côtes de Genève ou granulação; face inferior com granulação circular, chanfrada
Inscrições: "Tree of Life", "L'Essentiel" e "Creare Durare
Letras: banhadas a ouro 3N; granulado circular, chanfrado
Placa com o número de série: ouro amarelo de 18K, número gravado à mão, granulado circular, chanfrado
Mais informações em: Hervé Schlüchter
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