O relógio que vos trazemos hoje foi adquirido na Áustria por Sílvio Pereira, um membro do Clube IPR, coleccionador de relógios de bolso principalmente. Terá sido provavelmente construído entre o século XVIII e XIX. É um relógio complexo, com um calendário inserido no próprio mostrador. O grande mistério porém, está nos dias da semana do calendário, escritos em português. Aqui ficam algumas das hipóteses de Sílvio Pereira para desvendar este mistério:
As complicações
"Este é um relógio de bolso do século XVIII ou XI. Com uma série de complicações, nomeadamente:
pequeno mostrador às 12 horas com horas e minutos;
submostrador de grandes dimensões dos segundos às 3 horas;
outro submostrador às 9 horas com duas funções
aproveitando o mesmo eixo: os dias do mês e os da semana."
O mostrador
"No mostrador encontram-se as designações "Juliena Fila" e "A Paris". Tenho absoluta certeza (consultei vários livros que contam a história de todos os fabricantes da história da relojoaria, e não encontrei em nenhum deles qualquer menção a este fabricante, além de pesquisas exaustivas na internet) de que este "Juliena Fila" não é um fabricante de relógios, portanto, deduzo que este nome seja o da pessoa a quem foi destinado o relógio."
Os pormenores
"Calendário de dias da semana e do mês no próprio mostrador;
conservação de todo o mecanismo tal como da caixa é excelente;
caixa do relógio em ouro de 18 quilates, com uma flor pintada no verso, em esmalte;
luneta cravejada de diamantes;
chatelaine com um rubi em formato de losango. "
O Mistério
"As negociações para adquirir o relógios foram duras e estenderam-se por largos meses. Porém mereceram toda a minha dedicação.
O que me motivou a encerrar o negócio foi principalmente o facto de ter sido construído originalmente para um nobre, ou mesmo para uma cabeça coroada Portuguesa da época, embora o tivesse encontrado na Áustria. O que me permite ter segurança nesta afirmação é a inscrição que está colocada no submostrador que indica os dias da semana, como se pode ver na imagem: "Dom", "Seg", Terç", "Quar", Quin", "Sext" e "Sab", indubitavelmente estes nomes para os dias da semana só existem em Português. Portanto, alguns milhares de Euros depois, fiz questão que regressasse à sua terra. Lá diz o aforismo: "O bom filho à casa torna".
Esta é uma extraordinária peça de museu. Vamos lá deixar a conversa e apreciar esta magnífica obra de arte e micro-engenharia."
Sílvio Pereira,
"Um coleccionador é um fiel depositário da história e de histórias"
Ficha técnica:
Dimensões do relógio: 47mm
Dimensões da caixa: 53mm
Peso: 117g
Material: ouro 18 quilates
Complicações: dias do mês, dias da semana
Escape: suíço
Luneta: decorada com diamantes
Caixa: carapaça de tartaruga com aplicações de joalharia
Correia: chatelaine, com um rubi em losango, e aplicação de flor pintada
Tem informações sobre este relógio?
Tem um relógio que gostava de apresentar?
Ajudaria se houvesse uma fotografia melhor do fabricante... Qual o nome contido na platina do movimento? E tem certeza que realmente é um escapamento de âncora?