Kari Voutilainen é um relojoeiro de 62 anos nascido na Lapónia Finlandesa, trabalha no seu atelier em Môtiers, Suíça, e já venceu 11 vezes o Grande Prémio de Relojoaria de Genebra. É proprietário da fábrica de mostradores Comblémine SA, CEO da marca histórica Urban Jürgensen e fundador da sua própria marca de relógios, a Voutilainen, sinónimo de excelência artesanal.
Kari Voutilainen é reconhecido como um dos maiores mestres relojoeiros do nosso tempo, mas o seu nome é também uma marca, maior do que o próprio homem. Distinguindo-se entre os seus pares, Voutilainen alia uma habilidade manual extraordinária a uma visão estratégica para os negócios, demonstrando repetidamente a capacidade de construir e manter uma manufactura sustentável. Quer através das colaborações que realiza, quer pela integração dos seus próprios fabricantes de caixas e mostradores, Kari exemplifica, de forma consistente e bem-sucedida, o valor de pensar a longo prazo. O seu percurso profissional teve início no restauro de relógios, uma experiência que, inevitavelmente, o conduziu à criação das suas próprias obras.
A História de Kari Voutilainen
Kari Voutilainen não nasceu na relojoaria. Contudo, embora nenhum dos seus pais estivesse ligado à indústria, tinha um amigo da família com uma pequena loja de relojoaria onde passou uma parte significativa do seu tempo. O desporto e a vida académica criaram inicialmente um conflito ganho frequentemente pelo próprio desporto. Quando chegou a altura de decidir o rumo da sua vida acabou por se inscrever na Escola Filandesa de Relojoaria, a Kelloseppäkoulu, em Espoo. Após formar-se, trabalhou numa loja de retalho, mas rapidamente percebeu que era altura de voltar a estudar. Isso levou-o a inscrever-se num curso de atualização de conhecimentos na WOSTEP, na Suíça, em 1988. Durante esta actualização descobriu o curso de complicações da escola. Para o pagar voltou a Helsínquia e estabeleceu-se como restaurador independente. Voltou passado um ano à WOSTEP para frequentar o curso de complicações, pelo qual tinham passado relojoeiros como Stephen Forsey, ou Stepan Sarpaneva. Após concluir este curso, desenhado para familiarizar os alunos com os calibres mais complexos, Voutilainen estava pronto para ingressar numa grande empresa e aprofundar ainda mais a sua compreensão da relojoaria.
Um Novo Capítulo na Parmigiani e os Primeiros Relógios
Após enfrentar dificuldades com o visto que o impediram de aceitar uma posição na Vacheron Constantin, Kari Voutilainen ingressou na Parmigiani, onde trabalhou durante nove anos. Na década de 1990, a Parmigiani ainda não tinha o reconhecimento que desfruta atualmente, mas já se destacava como um dos ateliers de restauro mais respeitados da Suíça. Foi lá que Voutilainen conheceu Charles Meylan, que se tornaria o seu mentor. Sob a orientação de Meylan, adquiriu conhecimentos que, segundo o próprio, “não se aprendem na escola de relojoaria.” Além disso, foi Meylan quem o incentivou a dar o passo decisivo para criar o seu primeiro relógio.
Durante três anos e meio, nas noites e fins de semana, Voutilainen dedicou-se ao seu primeiro relógio de bolso, um turbilhão de um minuto com dois tambores de corda e uma reserva de marcha, concluído em 1994. Dois anos depois, esta peça foi exibida no Museu de La Chaux-de-Fonds, numa exposição de turbilhões patrocinada pela Girard-Perregaux. Foi ali que o trabalho de Voutilainen começou a atrair a atenção de colecionadores, que rapidamente o abordaram com encomendas.
Uma das primeiras encomendas foi um repetidor de minutos de design discreto, solicitado por um cliente que desejava algo visualmente pouco chamativo. Para criar esta peça única, Voutilainen utilizou um movimento vintage LeCoultre ébauche. O resultado foi um relógio com uma caixa de ouro amarelo, bisel canelado e mostrador lacado branco, com ponteiros e numerais Breguet. O detalhe mais inovador e interessante foi a ausência de um botão deslizante externo para o mecanismo de repetição, que foi integrado diretamente no bisel canelado, tornando-o simultaneamente funcional e esteticamente discreto.
Em 1999, Voutilainen deixou a Parmigiani e ingressou no WOSTEP como professor. Inicialmente, o plano era dividir o tempo entre ensino (50%) e projectos pessoais, mas, como ele mesmo conta, acabou por dedicar “150% do tempo ao ensino.” Os seus alunos lembram que, caso não soubesse a resposta para um problema, Voutilainen passava a noite a trabalhar numa solução e apresentava-a no dia seguinte. Muitas dessas horas noturnas eram passadas a estudar o livro Watchmaking, de George Daniels, e a experimentar na bancada até encontrar a resposta ideal.
Apesar de gostar de ensinar e de partilhar os seus conhecimentos, tornou-se evidente que não poderia permanecer no WOSTEP indefinidamente. Durante os três anos que lá passou, continuou a desenvolver as suas capacidades e a expandir o seu atelier. Acumulou tantas ferramentas que já não cabiam na sua casa e teve de alugar um espaço de trabalho. Foi nesse local que criou o movimento protótipo para um relógio que seria posteriormente exibido na Baselworld, ainda sob o nome de outra marca.
Motivação para se Tornar Independente
Embora o trabalho para outras marcas devesse permanecer secreto, a sua habilidade chamou a atenção de Philippe Dufour, que o incentivou a trabalhar sob o próprio nome. Este empurrão foi o impulso final que Voutilainen precisava para se estabelecer como relojoeiro independente. Em 2002, fundou a sua própria manufactura.
Inicialmente, a ideia era fazer tudo sozinho, mas rapidamente percebeu que a qualidade que tinha em mente exigia uma equipa. No entanto, cuidou para que o crescimento fosse moderado, evitando os erros cometidos por outros independentes que, ao expandir demasiado rápido, perderam o controlo das suas marcas.
Em junho de 2021, Voutilainen transferiu o seu atelier para um edifício histórico – um antigo hotel-restaurante chamado Chapeau de Napoléon, situado numa colina que domina a aldeia de Môtiers, no Vale de Travers. O edifício foi convertido para se adaptar às necessidades da relojoaria, com dois andares de espaços amplos e muita luz natural, ideal para o trabalho minucioso que ali é realizado.
O Que Torna Kari Voutilainen Especial?
Kari Voutilainen é movido por uma visão focada exclusivamente na qualidade e na personalização, o que tem definido a sua abordagem relojoeira ao longo de mais de duas décadas. Trabalhou sempre numa escala reduzida, mantém-se fiel aos seus valores, pois realiza todos os processos de criação de um relógio.
Há uns anos completou sozinho um relógio complicado, prova do seu compromisso com a arte relojoeira tradicional e o contacto directo com os clientes. Sem depender de equipas de vendas ou gestores de relações públicas, Voutilainen cuida pessoalmente de todos os aspectos do seu negócio, desde o atendimento ao cliente até ao envio dos relógios finalizados. Esta abordagem personalizada reflecte o seu desejo de criar peças exclusivas que ultrapassam os limites da relojoaria convencional.
Embora a sua produção seja limitada, oferece configurações quase ilimitadas, adaptando cada relógio aos desejos dos clientes sem os restringir a catálogos rígidos. Esta flexibilidade resulta em criações únicas, frequentemente coloridas e pouco convencionais, sempre alinhadas com a sua filosofia de design. Quando necessário, recorre à colaboração de artesãos especializados, como gravadores e esmaltadores, para enriquecer as suas peças.
Um exemplo desta colaboração é o relógio Kaen, criado em parceria com o estúdio de laca japonês Unryuan. Esta peça destaca-se pela combinação de técnicas tradicionais de lacagem japonesa com um design contemporâneo, ilustrando a capacidade de Voutilainen em integrar artes tradicionais de diferentes culturas na sua relojoaria. O seu trabalho continua a representar o equilíbrio perfeito entre tradição, inovação e personalização, garantindo a criação de relógios verdadeiramente únicos e intemporais.
Colaborações e Transparência
Enquanto muitas marcas contratam trabalhos especializados sem divulgar os nomes dos artesãos envolvidos, Voutilainen valoriza a colaboração e a transparência. Menciona abertamente os nomes dos seus parceiros, como o gravador mestre Eddy Jaquet, responsável por várias indicações de dia e noite e fundos de caixas, ou o artesão Cédric Vichard, que cria caixas requintadas para os seus relógios. Esta postura reflete a sua filosofia de valorizar o trabalho conjunto, algo que ele próprio experienciou ao desenvolver movimentos para outras marcas.
Voutilainen também trabalha directamente com outras marcas, fornecendo mostradores intricados e movimentos personalizados. Entre os seus clientes estão tanto independentes como marcas mais estabelecidas, incluindo MB&F, para quem já desenvolveu movimentos.
Construção de uma Marca Sustentável
Ao contrário de muitos independentes, Voutilainen concentra-se em criar uma marca e uma equipa que o possam superar. Esta visão de longo prazo é evidenciada por decisões estratégicas, como a integração dos seus fabricantes de mostradores e caixas dentro da sua manufactura. Esta abordagem reduz a dependência de fornecedores externos e fortalece a sustentabilidade do seu negócio. Desde 2014, quando adquiriu uma fábrica de mostradores, ele manteve a operação diversificada, fornecendo também para outras marcas, como Grönefeld, Schwarz Etienne e Armin Strom.
“A força da empresa está nas pessoas,” diz Voutilainen. Actualmente, a equipa conta com cerca de 30 membros, com planos para expandir. Esta filosofia garante que o legado da marca permaneça vivo mesmo após a sua reforma.
Brodbeck Guillochage e Kari Voutilainen são dois nomes de destaque no universo da relojoaria e do guilhoché, técnica artesanal que consiste em criar padrões simétricos e decorativos em superfícies metálicas, especialmente mostradores e caixas de relógios.
A dedicação ao guilhoché
A aquisição da Brodbeck Guillochage por Kari Voutilainen, concluída em 2022, constitui um marco na preservação e promoção de técnicas artesanais históricas na relojoaria. A marca opera agora num espaço histórico, as renovadas instalações da antiga Escola de Relojoaria de Fleurier, datada de 1896. Este edifício não é apenas uma peça arquitectónica icónica, mas também um símbolo do legado da relojoaria suíça, agora equipado para abrigar um conjunto de 40 máquinas de guilhoché operadas manualmente, restauradas com precisão.
Entre elas encontram-se exemplares históricos, como uma máquina de tapeçaria de 1913, e outras construídas até 1950, todas meticulosamente recuperadas por Georges Brodbeck, o fundador do atelier.
Sob a direcção de Angélique Singele, o atelier tem ampliado a sua relevância não apenas ao atender às necessidades de Kari Voutilainen, mas também ao produzir mostradores decorados para outras marcas de alta relojoaria. Este esforço reforça o compromisso com a preservação e continuidade da arte do guilhoché, um dos símbolos da relojoaria artesanal.
Além disso, Kari Voutilainen tem planos ambiciosos de expandir as actividades do atelier, transformando-o num verdadeiro centro de excelência para as artes decorativas aplicadas na relojoaria. Tal como a adição de oficinas dedicadas a outras técnicas tradicionais, como esmaltagem, gravação de pedras preciosas e marqueteria. Esta visão não só assegura o futuro do guilhoché, mas também eleva Fleurier como um pólo global para os métiers d’art na relojoaria contemporânea.
Esta iniciativa consolida ainda mais a reputação de Kari Voutilainen como um dos principais guardiões das tradições relojoeiras, garantindo que estas habilidades raras e meticulosas continuem a prosperar numa indústria que, frequentemente, privilegia a automação e a produção em massa. A união entre inovação e tradição faz da Brodbeck Guillochage um ponto de referência para a arte e o artesanato na alta relojoaria.
Características Distintivas dos Relógios Voutilainen
Estética dos Mostradores
Uma das características mais notáveis dos relógios de Voutilainen são os mostradores únicos, produzidos na sua fábrica, Comblémine. Utiliza frequentemente a técnica tradicional de guilhoché e grava padrões intricados e repetitivos no material base. Contudo, Voutilainen modernizou esta técnica, introduzindo novos padrões, cores vibrantes e materiais como esmalte e ónix. Os banhos galvânicos permitem criar uma ampla gama de cores, desde branco puro a vermelho intenso. Cada padrão é cuidadosamente documentado e replicável, assegurando a continuidade no design.
Caixa e Asas em Forma de Gota
Outro elemento distintivo é o design das asas em forma de gota, inspirado num relógio Movado dos anos 1950 da coleção pessoal de Voutilainen. Estas asas preservam o brilho e a integridade mesmo após vários polimentos, garantindo a durabilidade do design.
Ponteiros Observatoire
Os ponteiros dos modelos Observatoire são compostos por três partes: o eixo, o laço circular e a ponta em forma de seta. Este design complexo é frequentemente executado em ouro com detalhes em aço azulado, sendo um dos mais elaborados na relojoaria.
Movimentos Inovadores e Modularidade
Os movimentos de Voutilainen destacam-se pela arquitetura singular e acabamentos excecionais. Ele utiliza uma abordagem modular no desenvolvimento das complicações, baseando-se no Calibre 28, o seu movimento principal. Esta metodologia permite criar diferentes complicações sem necessidade de novos movimentos para cada modelo. O Calibre 28 combina influências tradicionais, como a grande ponte do balanço que é superdimensionado, inspirado em relógios de bolso vintage, com inovações modernas, como o escape de dupla roda com curva interna Grossmann e a espiral Breguet. Este design oferece maior eficiência energética e aumenta a longevidade do movimento.
Reutilização de Movimentos Vintage
Voutilainen também integra movimentos vintage em estado novo (new-old-stock) nos seus modelos. Um exemplo notável é o Chronomètre 27, que utiliza movimentos Longines 360, restaurados e modificados. Esta abordagem reflecte a sua forte ligação à arte do restauro e ao respeito pelos calibres históricos.
Modelos e Criações Notáveis de Kari Voutilainen
Observatoire
Produzido pela primeira vez em 2007, o Observatoire nasceu de uma sugestão de um cliente colecionador, que apresentou a Voutilainen uma caixa com movimentos antigos Peseux e sugeriu que ele os utilizasse como base para um relógio. Inicialmente concebido como uma peça única, o projecto evoluiu para uma série limitada.
Os movimentos Peseux eram movimentos de base certificados em testes de observatório, originalmente destinados a competições de precisão nos Observatórios de Genebra e Neuchâtel. Poucos desses calibres sobreviveram, tornando o projecto ainda mais especial. Voutilainen desmontou, limpou e modificou cada movimento, e acrescentou o seu próprio escape, com espiral Breguet e curva interna de estilo Grossmann, antes de os finalizar ao seu habitual alto padrão.
Características do Modelo:
Mostradores altamente personalizados com técnicas de guilhoché e acabamentos únicos.
Asas em forma de gota, um elemento característico de design.
Produção limitada a cerca de 50 unidades, todas diferentes em detalhes e personalizações.
O Observatoire foi aclamado internacionalmente e rendeu a Voutilainen o seu primeiro prémio no Grand Prix d'Horlogerie de Genève (GPHG) em 2007.
Evolução do Modelo:
As primeiras versões do Observatoire apresentam um design mais utilitário, com asas retas e ponteiros tipo espada. À medida que o estilo de Voutilainen evoluiu, os designs tornaram-se mais elaborados, com detalhes refinados e uma estética mais distintiva.
Chronographs – Masterpiece Series
A estreia de Voutilainen como relojoeiro independente aconteceu com os cronógrafos da série Masterpiece. Apresentados pela primeira vez em 2004, eram alimentados pelo seu primeiro movimento totalmente interno, inspirado na geometria tradicional do icónico Valjoux 23 e nas variantes da Patek Philippe.
Série I:
Mostrador assimétrico, com a exibição do tempo relegada para um submostrador às 6 horas, destacando o foco na função cronógrafo.
Produção limitada a 11 exemplares, com acabamentos de guilhoché e design clássico.
Série II:
Lançada em 2010, a segunda série introduziu complicações adicionais, como uma grande data e fases da lua. Envolveu um grupo de colecionadores do norte da Califórnia, que participaram ativamente no design das suas peças. Dez exemplares foram produzidos, tal como edições em ouro branco, ouro rosa, platina e aço inoxidável.
Minute Repeater
Um dos relógios mais impressionantes de Voutilainen é o Minute Repeater, concluído em 1996, antes mesmo da fundação da sua marca. Um cliente pediu-lhe para criar um repetidor de minutos discreto, com um movimento vintage LeCoultre ébauche.
Design e Inovação:
O bisel canelado serve como botão deslizante para ativar a função de repetição, uma solução inovadora que mantém a estética limpa e minimalista.
Movimento restaurado e optimizado para máximo desempenho.
As peças mais recentes contam com complicações adicionais, como funções GMT, calendários perpétuos e versões esqueletizadas.
Tourbillon
Voutilainen completou o seu primeiro turbilhão em 1994, uma peça de bolso com tambores duplos de corda e reserva de marcha. Desde então, criou turbilhões em formatos variados, muitos deles como encomendas únicas para clientes.
Um exemplo notável é o turbilhão com escape de détente pivotante, inspirado nos cronómetros marítimos. Esta complicação rara e tecnicamente desafiadora foi integrada num relógio de pulso, destacando a habilidade de Voutilainen em miniaturizar complicações tradicionais.
Tourbillon-6:
Lançado em 2014, este foi o primeiro turbilhão de produção seriada da marca. Com escape de impulso directo de roda dupla, o design alia estética e precisão. Foram produzidos apenas seis exemplares.
Vingt-8
O Vingt-8 é considerado a base do portfólio de Voutilainen. Lançado em 2011, é alimentado pelo Calibre 28, desenvolvido internamente, que conta com o escape de roda dupla característico da marca.
Características Marcantes:
Movimento modular que permite a adição de complicações, como datas retrógradas e reservas de marcha.
Mostradores experimentais com uma vasta gama de combinações de cores, estilos de numeração e materiais, como esmalte e guilhoché.
Design clássico das asas em forma de gota e ponteiros Observatoire.
Um exemplo único foi o protótipo Vingt-8 (número 000), com caixa de platina e mostrador salmão, certificado pelo Observatório de Besançon. Este certificado é emitido após rigorosos testes de cronometria, com tolerâncias muito mais apertadas do que os cronómetros suíços convencionais.
Reflexões Finais
Kari Voutilainen é um mestre multifacetado: relojoeiro, empresário, designer e visionário. As suas criações combinam tradição e inovação, mantém uma filosofia clara de qualidade, personalização e sustentabilidade.
Seja através de relógios únicos, como o Observatoire e o Minute Repeater, ou modelos emblemáticos como o Vingt-8, Voutilainen construiu uma marca que reflete o seu compromisso com a excelência artesanal e a inovação técnica.
Como ele próprio admite, “Não trabalho por dinheiro, mas pela qualidade.” Este foco nos seus valores principais garantiu o crescimento sustentado da sua marca e a criação de um legado que certamente perdurará muito além da sua carreira activa.
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