Apresentamos o novo Rolex Oyster Perpetual Cosmograph Daytona, provavelmente o relógio mais icónico da Rolex. Este relógio traz muitas novidades, como o calibre 4131, uma versão com fundo transparente, e um aspecto redesenhado. Não se trata apenas de um produto que vive da fama da marca, é realmente um relógio de grande qualidade técnica, especialmente devido à embraiagem vertical, e ao comando por roda de colunas.
Por ocasião do 60.º aniversário do modelo, a Rolex perpetuou o mito de seu cronógrafo ao alterar toda a linha. Um trabalho de alta precisão que envolveu a caixa e o mecanismo. Os inúmeros ajustes e evoluções são um lembrete de que a busca pela excelência é uma corrida sem fim.
VERSÕES
Algumas das versões do novo Rolex Oyster Perpetual Cosmograph Daytona
MOSTRADOR
O mostrador, em especial, apresenta um novo equilíbrio gráfico com totalizadores e anéis revisitados. Graças a um subtil jogo de cores e acabamentos, o contraste entre o fundo e os totalizadores — ou os seus anéis — foi realçado, oferecendo uma imagem ainda mais harmoniosa e moderna do Cosmograph Daytona.
MOVIMENTO 4131
Pela primeira vez desde o ano 2000, quando a Rolex decidiu usar apenas os seus próprios mecanismos, temos um novo calibre no Daytona. O 4131 faz tudo, com menos componentes do que o 4130, mas com uma óptima decoração, e um excelente desempenho.
Continua com uma roda de colunas com embreagem vertical para ligar e parar instantaneamente. Mas agora as pontes do 4131 mostram "uma decoração Rolex Côtes de Genève, que difere das tradicionais Côtes de Genève pela adição de um leve sulco polido entre cada banda".
Embraiagem vertical
O sistema de embraiagem vertical permite um arranque do ponteiro de cronógrafo mais preciso, visto que não existe o salto inicial provocado pela engrenagem dos dentes. Na prática, porém, é muito difícil de perceber estas diferenças.
Embraiagem vertical Rolex
Roda de colunas
O comando por rodas de colunas transmite uma sensação de maior precisão ao premir os botões, porém, a sua construção implica tolerâncias muito altas, e por vezes considera-se que o custo de fabricação supera os ganhos com o aumento de precisão.
Roda de colunas Rolex
Escape Chronergy
Ainda temos o escape Chronergy, é claro, e a mola de espiral Parachrom, fabricados pela Rolex. Temos também um novo "rotor perpétuo" e a reserva de energia agora é de 72 horas. Estas mudanças estão presentes em toda a família de Daytona.
Espiral Parachrom
FUNDO TRANSPARENTE
A versão em platina tem um fundo transparente, uma característica inédita na Rolex.
Este pequeno pormenor é, na verdade, uma enorme mudança! São muito poucos os Rolex com fundo transparente, possivelmente os últimos datam dos anos 30 ou 20. A razão é simples, a exposição do mecanismo à luz leva à oxidação dos óleos. Contudo, com o fundo transparente existe um favorecimento do lado mais estético. Esta versão do novo Daytona foi completamente inesperada.
FICHA TÉCNICA
Mecanismo Perpetual, cronógrafo mecânico, de corda automática
Calibre 4131, Manufacture Rolex
Precisão -2/+2 segundos por dia, após o encaixe
Funções Horas e minutos no centro, pequeno ponteiro de segundos às 6 horas. Cronógrafo por meio de ponteiro central de segundos, totalizador de 30 minutos às 3 horas, totalizador de 12 horas às 9 horas. Stop-seconds para ajuste exacto da hora
Oscilador Espiral Parachrom azul antimagnética. Sistema de absorção de choques Paraflex de alto desempenho
Corda Corda automática bidirecional com rotor Perpetual
Reserva de corda 72 horas aproximadamente
Comentarios