top of page

Patente US10018967B2 | Breguet | Pivot Magnético

Foto do escritor: Nuno MargalhaNuno Margalha

Breguet Classique Chronométrie 7727 | movimento  591C
Breguet Classique Chronométrie 7727 | movimento 591C

A Breguet, icónica marca suíça de alta relojoaria, implementou um método inovador para a orientação de componentes que contêm material ferromagnético. Desenvolvido pelos inventores Sylvain Maréchal, Davide Sarchi, Olivier Karlen e Arnaud Todeschini, este sistema aplica dois campos magnéticos em ambas as extremidades do componente, o que gera um desequilíbrio intencional na intensidade desses campos, por forma a criar um campo de forças.

Como resultado, uma das extremidades encosta-se a uma superfície de contacto de uma peça polar, enquanto a outra permanece suspensa, sem contacto directo.

O conceito materializou-se num pivô magnético, que integra um dispositivo de guia com peças polares capazes de gerar campos magnéticos de intensidades distintas, o que assegura um posicionamento preciso e reduz o atrito dos componentes móveis.


Embora esta informação não seja recente, trata-se possivelmente de uma das inovações mais importantes na relojoaria dos últimos tempos, com um impacto significativo na eficiência e na durabilidade dos movimentos mecânicos.


Patente US10018967B2: Pivô magnético - Breguet
Patente US10018967B2: Pivô magnético - Breguet

O PIVÔ MAGNÉTICO


Com a patente US10018967B2 de 9 de novembro de 2010, que protege o pivô magnético, a Breguet estabeleceu um novo marco na história da relojoaria ao usar o magnetismo para melhorar a precisão e a fiabilidade dos seus relógios. É provável que o impacto desta importante invenção só seja totalmente avaliado daqui a alguns anos, embora também não seja recente. O pivô magnético consiste num eixo de balanço de aço-carbono e um íman de "terra rara" atrás de cada rubi. Um dos ímans é mais forte do que o outro, de forma a que o eixo de balanço esteja em contacto permanente com o rubi do lado do mostrador, o que faz com que pareça estar suspenso. Como a ligação magnética entre o eixo e o rubi é mais forte que a força da gravidade, o eixo continua a pivotar sobre a pedra de fundo independentemente da posição do relógio. Os avanços da Breguet no magnetismo também resultaram num mecanismo sem precedentes para melhorar o pivô, a rotação, e a estabilidade do eixo de balanço.

Além disso, o sistema actua como um amortecedor. Se um impacto deslocar o pivô da sua posição, a força magnética que o atrai de volta aumenta à medida que o deslocamento lateral do pivô se prolonga.

O eixo regressa assim automaticamente à sua posição, e restaura o fluxo magnético máximo.

Patente US10018967B2: Pivô magnético - Breguet
Patente US10018967B2: Pivô magnético - Breguet


Eixo de Balanço mais estável


O campo magnético que atravessa o eixo de balanço mantém o balanço estável: é imune aos choques de baixa intensidade (o tipo mais frequente), bem como às acelerações a que o relógio está sujeito. Regressa sempre quase instantaneamente à sua posição correta após choques acidentais mais fortes. O desempenho do balanço é, desta forma melhorado, uma vez que não tem que lidar com o atrito de um balanço convencionalmente pivoteado, particularmente numa posição vertical. A indução magnética traz várias vantagens para a precisão do movimento. O eixo de balanço é colocado no campo magnético e mantido contra a pedra de fundo devido ao fluxo magnético que também tende a trazer o eixo de volta à sua posição ideal.


Com esta invenção, Breguet não só superou os efeitos negativos do magnetismo num relógio mecânico, como também conseguiu dominá-los para melhorar os efeitos da rotação, e a estabilidade do eixo da roda de balanço.

AUTORES


Sylvain Maréchal é um relojoeiro e inventor francês com uma carreira significativa na indústria relojoeira. Trabalhou na Montres Breguet S.A. entre 2001 e 2016. Contribuiu para diversas inovações no campo da relojoaria. Maréchal é co-inventor de várias patentes, tal como dispositivos de corda mecânica para relógios e pivôs magnéticos e/ou eletrostáticos para componentes relojoeiros. A sua formação académica conta com estudos no Lycée Polyvalent Edgar Faure e no LEGTP René Cassin.


Davide Sarchi é um inventor com várias patentes registadas no domínio da relojoaria. As suas invenções abrangem dispositivos de aperto assistido para peças de mão e mecanismos de escape para relógios. Sarchi tem estado associado à Montres Breguet S.A., onde tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento de tecnologias relojoeiras avançadas.


Olivier Karlen é um inventor com contribuições notáveis na área da relojoaria. Entre as suas patentes, destacam-se dispositivos de escape para relógios e mecanismos de acoplamento para peças relojoeiras. Karlen tem colaborado com a Montres Breguet S.A., e participando no desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a precisão e a eficiência dos relógios mecânicos.


Arnaud Todeschini: embora as informações específicas sobre Arnaud Todeschini sejam limitadas, sabe-se que ele está associado a patentes relacionadas com a relojoaria, como o desenvolvimento do pivô magnético e/ou eletrostático. A sua colaboração com outros inventores, como Sylvain Maréchal, Davide Sarchi e Olivier Karlen, sugere uma contribuição significativa para inovações no setor relojoeiro.


Estes inventores raramente são referidos e têm desempenhado papéis cruciais no avanço da tecnologia relojoeira, especialmente no que diz respeito à precisão e eficiência dos movimentos mecânicos.


Campo da Invenção


A invenção refere-se a um método para orientar um componente relojoeiro capaz de guiar o seu pivotamento, sendo que esse componente é feito de um material pelo menos parcialmente magneticamente permeável ou magnético, e/ou de um material pelo menos parcialmente condutivo ou eletrizado. Este componente é montado numa câmara entre uma primeira e uma segunda extremidade.



Antecedentes da Invenção


A micromecânica e, em particular, a técnica relojoeira utilizam soluções convencionais para posicionar o eixo ou a árvore do tambor de um componente, sempre expostas ao atrito mecânico. Num componente pivotante incorporado num movimento de relojoaria ou num oscilador, um problema recorrente reside na forte dependência da eficiência ou do factor de qualidade do componente em relação à posição do relógio. A eficiência ou o factor de qualidade são consideravelmente reduzidos quando o relógio está na posição vertical, o que não acontece noutras posições.


Resumo da Invenção

A invenção propõe um método para orientar um componente relojoeiro, mais especificamente para alinhar o componente num eixo de pivotamento, para que seja reduzido significativamente o atrito.

A intenção é que desta forma seja melhoranda a independência da qualidade de funcionamento de um movimento relojoeiro em relação à sua orientação no espaço.

Para tal, a invenção implementa um dispositivo de guia para o pivotamento do componente, através de um pivô magnético, por forma a proporcionar eficiência ou um factor de qualidade independente da posição.


De acordo com a invenção, em ambos os lados da primeira e da segunda extremidade do componente, são criados dois campos magnéticos ou eletrostáticos, cada um atrai o componente para uma peça polar, o que gera um desequilíbrio entre os campos ao redor do componente para criar um diferencial de forças, de forma a pressionar uma das extremidades do componente contra uma superfície de contacto de uma das peças polares, enquanto a outra extremidade é mantida afastada da outra peça polar. Os campos magnéticos ou eletrostáticos são assimetricamente distribuídos e possuem intensidades diferentes nas duas extremidades.





  • Figura 1: Vista esquemática parcial em elevação de um dispositivo de guia segundo a invenção.

  • Figura 2: Representação de um componente incorporado num pivô magnético.

  • Figura 3: Representação de um pivô magnético com o componente em posição de cooperação estável.

  • Figura 4: Sistema de forças atuantes no componente.

  • Figura 5: Sistema de forças quando o componente está em uma posição instável.



  • Figura 6: Seção longitudinal de um pivô magnético segundo uma primeira variante.




    Figura 7: Variante alternativa do pivô magnético.

  • Figura 8: Vista esquemática parcial e em perspetiva de um relógio incorporando um pivô magnético.



  • Figura 9: Componente de um balanço inserido num dispositivo de guia.



Esta invenção propõe um novo método e dispositivo para orientar componentes relojoeiros por meio de campos magnéticos ou eletrostáticos assimetricamente distribuídos, por forma a garantir estabilidade, redução do atrito e melhoria da eficiência e qualidade do movimento relojoeiro, independentemente da posição do relógio.


APLICAÇÃO


O Breguet Classique Chronométrie 7727 é alimentado pelo calibre 591C, um movimento mecânico de corda manual. Este movimento é notável pela sua precisão e considera diversas inovações técnicas, tal como o pivot magnético.

Movimento BREGUET  591C
Movimento BREGUET  591C

O pivot magnético é uma característica chave deste movimento. É utilizado no escape, e substituí o tradicional pivô de metal por um sistema magnético que minimiza o atrito, como vimos.


Breguet Classique Chronométrie 7727 
Breguet Classique Chronométrie 7727 

O Breguet Classique Chronométrie 7727 é alimentado por um movimento mecânico de corda manual, o calibre 591C, que oferece uma reserva de marcha de 60 horas. Com um diâmetro de 32,1 mm e uma espessura de 3,5 mm, este movimento é extremamente fino. Equipado com 45 rubis, o calibre opera a uma frequência de 10 Hz, o que equivale a 72 000 alternâncias por hora, o que assegura uma precisão excecional. O seu escape conta com espiral dupla de silício, com vantagens para a fiabilidade e resistência ao desgaste, além de uma melhor resustência a variações de temperatura. Ao todo é composto por 286 componentes.

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© Instituto Português de Relojoaria, 2024

Apoie o Instituto Português de Relojoaria

O Instituto Português de Relojoaria (IPR) é a única instituição do seu género em Portugal, dedicada à promoção da cultura relojoeira através do seu site, do Boletim do IPR, dos cursos e das RODAS (conferências). Também recebe estagiários de relojoaria, colabora na tradução da Horopédia para pt-Pt e mantém o DNR onde qualquer relojoeiro pode anunciar os seus serviços sem custos.
O seu apoio é essencial para a continuidade deste trabalho, pois assegura a formação, a investigação e a preservação do património relojoeiro. Caso valorize a relojoaria e deseje contribuir para o seu crescimento em Portugal, faça uma doação.
Obrigado pelo seu apoio!

Frequência

1 vez

Mensal

Anual

Valor

100,00 €

200,00 €

500,00 €

1.000,00 €

Outro

0/100

Comentário (opcional)

bottom of page