top of page
Foto do escritorSílvio Pereira

Turbilhão | Tiffany (Corvoisier Fréres) | 1910 | Prata

Série: GRANDES COMPLICAÇÕES

 

Por: Sílvio Pereira

 





Ficha técnica


- Relógio de Bolso tipo Lepine. Turbilhão. Datado de 1910

- Funções: Horas, minutos e turbilhão de 60 segundos.

- Número de Série: 104533

- Manufactura: Mobilis (Corvoisier Fréres & Cia.) para a Tiffany

- Criação: Paul Loichot (patente Suíça 30754)

- País - Suíça

- Calibre: Formato três quartos de platina

- Protecção do movimento: Guarda pó em prata

- Tipo de Escape: Âncora Suíça

- Balanço: Níquel, com espiral Breguet

- Reserva de Marcha: 36 horas

- Frequência: 18000 A/h

- Rubis: 15

- Material da caixa: Prata

- Mostrador: Prata sem imperfeições

- Pequenos segundos: Não tem

- Diâmetro da caixa: 54,0mm

- Espessura: 16,00mm

- Peso: 114,95g

- A mola real é accionada através da coroa.

- Ponteiros: Horas e minutos estilo Breguet

- Numerais: Arábicos para as horas. Indexes para os minutos

- Segundos: Não tem.

- Vidro: Em óptimo estado.

- Numeração da tampa de caixa: 81373


Apreciação geral - Relógio de Turbilhão em prata e em imaculado estado de conservação


Descrição e pormenores técnicos


Turbilhão de minutos com transição de carrossel "Mobilis" de acordo com a patente suíça nº 30754 de Paul Loichot


Ano de fabrico: aprox. 1910


O movimento de turbilhão com transição de carrossel inventado pelo relojoeiro suíço Paul Loichot. O que torna este relógio insólito para a época, foi o facto de Paul Loichot ter alterado o mecanismo, para o tornar visível no lado do mostrador (patente suíça nº 30754). Este sistema foi adoptado pela empresa Courvoisier Fréres que se registraram com o nome comercial "Mobilis" em 4 de julho de 1905 com a patente nº 19062.


Os turbilhões são construídos de forma a que o balanço, incluindo a espiral e o conjunto de escape (roda e âncora), sejam montados numa estrutura aberta giratória (gaiola) que elimina os erros de posição vertical, executando uma volta sobre si própria num minuto.

 

A história do Turbilhão


26 de Junho de 180: uma data especial para Breguet e para a relojoaria. Nesse dia, o tourbillon, um dos mais fascinantes dispositivos relojoeiros, foi patenteado por Abraham-Louis Breguet.


Recuemos no tempo e registemos alguns dos eventos-chave que levaram ao avanço atual desta conceituada funcionalidade de relojoaria.


Abraham-Louis Breguet concebeu a ideia de um novo tipo de regulador chamado "Tourbillon", por volta de 1795, após ter regressado a Paris depois de alguns anos de exílio na Suíça (onde nasceu em 1747), durante o reinado de terror que ocorreu após o início da Revolução Francesa.


Abraham-Louis Breguet, por volta de 1798


Nessa altura, Breguet já era considerado um dos maiores relojoeiros do seu tempo (e ainda viria a criar muitas invenções e obras-primas!). Hoje podemos defini-lo com segurança, como sendo o maior relojoeiro de todos os tempos, aquele que revolucionou a técnica e o desenho dos relógios.


Um inventor excecional com uma compreensão profunda das leis da física, Breguet percebeu que a forma como a precisão de um relógio era afetada por mudanças na sua posição. As alterações eram particularmente evidentes quando os relógios eram mantidos a maior parte do tempo na posição vertical, dentro dos bolsos dos coletes. Breguet entendeu que a principal causa deste comportamento era a gravidade. Embora não fosse possível eliminar as forças gravitacionais, pensou que era possível compensá-las, instalando o órgão regulador (o conjunto balanço/espiral) e o escape dentro de uma gaiola móvel realizando uma rotação completa sobre o seu próprio eixo uma vez por minuto.


Tourbillon de Breguet: a roda de equilíbrio (A) no interior da gaiola (B) que gira com pinhão (C) transportando o escape e o balanço em torno da roda estacionária (D)


Com esta invenção, Breguet não só melhorou a precisão dos cronómetros de bolso, como criou um dos dispositivos relojoeiros mais apreciados e procurados. Um benefício adicional foi a lubrificação reforçada devido à constante mudança de ponto de contacto sofrido pelos pivôs de equilíbrio nas suas chumaceiras.


Para obter a patente, Breguet teve de apresentar ao Ministro do Interior um requerimento que incluía uma placa ilustrativa em aguarela e uma carta . É interessante ler um extrato dessa carta.



"Ministro da Cidadania


Tenho a honra de lhe apresentar uma dissertação contendo a descrição de uma nova invenção para o uso em dispositivos de medição do tempo. Chamo a este dispositivo o Regulador Tourbillon [...]


Através desta invenção, compensei com sucesso as anomalias decorrentes das diferentes posições dos centros de gravidade causados pelo movimento regulador. Consegui também distribuir o atrito em todas as áreas dos pivôs deste regulador e dos furos onde estes pivôs se movem. Isto é feito de modo a garantir que a lubrificação de todas as partes de desgaste permanecerá constante, apesar do engrossamento dos óleos. Por último, eliminei muitos outros erros que prejudicam a precisão do movimento [...]


Depois de ter devidamente em conta todas estas vantagens, dos meios avançados de produção que tenho à minha disposição e das despesas consideráveis que incorri na aquisição destes meios, que decidi reivindicar o direito de estabelecer a data de invenção, garantindo assim uma compensação pelos meus sacrifícios.


Respeitosamente o seu,


Breguet."



Em 26 de junho de 1801 (ou 7 Messidor, ano IX baseado no calendário republicano em vigor em França na época), o Ministro do Interior francês concedeu a Breguet pela sua invenção uma patente que duraria um período de dez anos.





Extrato da patente concedida a Breguet pelo Ministro do Interior francês






O primeiro tourbillon: Breguet n.º 1252 "Tourbillon expérimental à échappement à force constante"


Dada a complexidade do dispositivo, demorou alguns anos até que o primeiro relógio turbilhão pudesse ser realmente produzido. Depois de dois modelos experimentais (o relógio n.º 169, doado ao filho do relojoeiro John Arnold, sediado em Londres, em 1809, e o relógio nº 282, concluído em 1800 é vendido muito mais tarde pelo filho de Breguet), o primeiro Tourbillon só seria comercializado em 1805.


A invenção do tourbillon foi finalmente apresentada ao público na Exposição Nacional de Produtos Industriais que teve lugar em Paris em setembro e outubro de 1806. O Relatório do Júri descreveu-o como "um mecanismo chamado tourbillon pelo qual os relógios mantêm a mesma precisão, qualquer que seja a posição, vertical ou inclinada, do relógio".


Páginas do Relatório do Júri da Exposição Nacional de Produtos Industriais realizada em Paris em 1806


Entre 1805 e 1823, ano da morte de Breguet, foram produzidos e vendidos um total de 35 exemplares de relógios com tourbillon. Mais de metade deles apresentam uma gaiola que gira a um ritmo de uma vez por quatro ou seis minutos, enquanto a patente descreve uma gaiola girando a cada minuto.


Entre os clientes do Breguet e dos seus relógios Tourbillon, encontramos monarcas e aristocratas, mas é interessante notar que um quarto deles foram usados para navegação no mar e para calcular a longitude. Várias peças até pertenciam a cientistas.


Em cima e em baixo: Breguet nº 1176, um relógio de bolso tourbillon de 64 mm com segundos de observação, segundos ordinários, reserva de marcha. Apresentado sobre os registos de arquivo da venda - 1809



Em cima e em baixo: Breguet nº 2567, um relógio de bolso tipo savonette tourbillon (61 mm) com o característico mostrador prateado, algarismos romanos e ponteiros breguet em aço azulado - 1812



Ao longo dos anos, o tourbillon permaneceu um dos mais fascinantes dispositivos horológicos para apreciadores e colecionadores.


Para ver uma melhoria significativa do tourbillon inventado por Abraham-Louis Breguet, tivemos de esperar mais de um século quando Alfred Helwig, instrutor da Escola Alemã de Relojoaria em Glashütte, desenhou o primeiro tourbillon voador em 1920.


Em vez de ser apoiado por uma ponte no lado do mostrador e uma ponte no lado do movimento, o tourbillon voador é somente fixado à placa de um lado, oferecendo uma visão desobstruída do mecanismo do outro lado.


Um exemplo do tourbillon voador de Alfred Helwig - 1927


O desenvolvimento de um tourbillon voador é particularmente desafiante, uma gaiola giratória que não é suportada em ambas as extremidades, precisa de um equilíbrio perfeito de todos os eixos, uma vez que se relacionam entre si.


Nessa altura, o Tourbillon ainda era montado apenas em relógios de bolso ou relógios de mesa. Um dos primeiros movimentos de relógio de pulso tourbillon, o Calibre 30I, foi criado em 1947 pela Omega para ser usado em competições de cronometria, onde obteve os melhores resultados registados por um relógio de pulso até essa altura. Notável, o Tourbillon Calibre 30I realizava uma volta a cada 7,5 minutos.


Omega Tourbillon Wristwatch - 1947


Nos arquivos da Omega encontram-se creditos para o relojoeiro francês Lip por produzir um protótipo de relógio de pulso tourbillon em 1930. O relógio foi criado por Edouard Belin da Besancon Watchmaking School usando um Lip-ebauche.


Outro avanço notável na história do tourbillon foi o primeiro relógio de pulso Tourbillon auto-sinuoso produzido por Audemars Piguet em 1986 graças ao desenvolvimento de um movimento verdadeiramente inovador, o Calibre 2870.


Relógio de pulso Audemars Piguet Automatic Tourbillon - 1986


Este Tourbillon foi o mais pequeno alguma vez produzido, com um diâmetro de 7,2 mm e uma espessura total de 2,5 mm. Pela primeira vez, a gaiola tourbillon foi feita de titânio. Para reduzir a espessura geral do relógio, o movimento e a caixa foram efetivamente fundidos numa única peça.


Em 2003, Thomas Prescher tornou-se o primeiro relojoeiro a apresentar um relógio de bolso de duplo eixo.




Relógio de bolso de Thomas Prescher com tourbillon de eixo duplo e escape de força constante - 2003


Prescher inspirou-se no trabalho de Anthony Randall, um relojoeiro inglês que patenteou um tourbillon de eixo duplo implementado num relógio de carruagem em 1978.


Para além dos desafios da engenharia de criar um tourbillon girando através de dois eixos uma vez por minuto, Prescher também integrou um escape de força constante para obter um estado de equilíbrio entre os dois eixos enquanto abordava erros isocrónicos.


Um ano depois, Prescher apresentou um relógio de pulso tourbillon de eixo triplo como parte da Trilogia Tourbillon, um conjunto exclusivo de três relógios de pulso tourbillon compostos por turbilhões voadores de eixo único, duplo e triplo com escapes de força constante.


A evolução tecnológica do tourbillon não terminou. Só para referir alguns avanços, na última década assistimos à criação de tourbillons duplos e mesmo quádruplos, o primeiro tourbillon vertical (introduzido pela Cyrus em 2018), a adopção de materiais avançados como o silício e o desenvolvimento de sistemas de transmissão em cadeia de fuso para melhorar ainda mais a regularidade da precisão.


Em 2020, a Omega apresentou a De Ville Tourbillon Numbered Edition, o primeiro relógio de pulso de tourbillon central, de corda manual certificado, capaz de manter a sua precisão cronométrica mesmo após a exposição a campos magnéticos de 15.000 gauss.


Omega De Ville Tourbillon Central - 2020


E, claro, Breguet continua a dominar a arte de criar reguladores de tourbillon que realçam a precisão de um relógio, ao mesmo tempo que proporciona um espetáculo fascinante para os olhos do seu proprietário.


O Breguet Classique Double Tourbillon 5345 Quai de l'Horloge com dois tourbillons que colocaram toda a placa em movimento através de um diferencial central - 2020


O tourbillon continua a ser uma das maiores conquistas da relojoaria e uma das características mais desejáveis para colecionadores e entusiastas de relógios. Obrigado, Abraham-Louis!


 

Nota do autor - Com este artigo termina a nossa participação regular no ciclo "quarta de bolso". Foram 26 artigos durante seis meses que, religiosamente, apresentámos todas as quartas-feiras ao longo deste tempo.


Os relógios pertencentes ao acervo da nossa coleção serviram de pretexto para falarmos um pouco da história da relojoaria. Decidimos dividir os artigos em três séries: primeiro as "Grandes Marcas", depois os "Solares" e por fim as "Grandes Complicações".


Foram artigos descomprometidos, ligeiros e acessíveis a todos os amantes da bela relojoaria, mesmo aqueles que agora estão a entrar neste mundo.


Fazemos votos para que quem teve a paciência de nos ler tenha ficado mais rico em termos de conhecimento relojoeiro, e se conseguimos trazer, nem que seja um só leitor, para o mundo dos relógios de bolso, já demos por cumprido o nosso desígnio.


Bem hajam a todos!





98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page