Fundada em 1773 em Copenhaga, a Urban Jürgensen é um ícone da alta relojoaria, conhecida pela precisão e pela dedicação ao trabalho artesanal. Com um legado marcado por colaborações com mestres como Breguet e uma revitalização conduzida por visionários como Peter Baumberger e Derek Pratt, a marca sempre demonstrou uma compreensão única do mundo da relojoaria. Desde 2021, sob a liderança de Kari Voutilainen, a Urban Jürgensen promete continuar a ser uma referência única e de excelência.
Primeiros Anos e a Consolidação da Relojoaria Dinamarquesa
A história da marca remonta a Jørgen Jørgensen, que nasceu em 1745. No início da sua carreira em 1766, Jørgen viajou para a Alemanha para se formar como relojoeiro, adaptando o nome para Jürgen Jürgensen. Durante esta época, trabalhou com Houriet em Le Locle, Suíça, onde aprendeu métodos de fabrico inovadores e elevou o seu nível de qualidade. Quando regressou a Copenhaga, em 1773, recebeu autorização para fabricar relógios, formando a parceria Larpent & Jürgensen, sob a qual foram produzidos cerca de 4 000 relógios entre 1773 e 1814. Casou-se com Anne Leth Bruun e teve vários filhos, entre os quais Urban e Frederik, que mais tarde seguiriam os passos do pai na relojoaria.
Urban Jürgensen, o filho primogénito, nascido em 1776, é amplamente considerado o mais famoso relojoeiro dinamarquês de todos os tempos. Urban distinguiu-se pelo seu foco na precisão científica, o que lhe permitiu competir na produção de cronómetros marítimos de alta qualidade. A sua formação levou-o a trabalhar com mestres da relojoaria como Breguet, Berthoud e Arnold, o que lhe permitiu introduzir novas tecnologias na Dinamarca, como o escape de cilindro em aço endurecido. A sua obra literária Principes Généraux de l'Exacte Mesure du Temps par les Horloges continua a ser uma referência importante para relojoeiros. Em 1801, Urban regressou à Suíça, casou-se com Sophie Henriette Houriet e voltou a Copenhaga com equipamentos suíços para fabricar relógios de precisão. Urban produziu mais de 700 relógios, entre eles, 45 cronómetros, 6 relógios de pêndulo astronómicos e os seus famosos termómetros de bolso bimetálicos.
Desenvolvimento do Escape Détent
O escape détent é um tipo de escape que, ao contrário do escape de âncora comumente utilizado, apresenta uma construção na qual o balanço interage directamente com a roda de escape, permitindo que o cronómetro funcione com interferências mínimas. Esta simplicidade aparente é, no entanto, tecnicamente exigente, pois requer que o escape detenha a roda de escape com total precisão, reduzindo a energia dissipada em fricções e promovendo uma amplitude constante do balanço.
Urban Jürgensen aperfeiçoou este tipo de escape, garantindo uma operação mais suave e estável, o que era vital para cronómetros marítimos. A precisão de um cronómetro, especialmente em alto-mar, era crucial para calcular a longitude, já que qualquer pequena variação no tempo poderia causar desvios significativos na navegação. O escape détent de Jürgensen melhorou a fiabilidade dos cronómetros marítimos, resistindo às vibrações e às mudanças de temperatura, frequentes nas embarcações, sem perder a precisão.
Melhorias na Estrutura do Relógio
Para assegurar a durabilidade e a resistência dos seus cronómetros, Jürgensen foi extremamente cuidadoso na escolha de materiais e no design da estrutura do relógio. Introduziu ligas de metais resistentes e materiais de alta qualidade que aumentavam a longevidade dos mecanismos. Além disso, utilizava técnicas específicas de montagem que protegiam as partes mais sensíveis do movimento contra choques e mudanças bruscas de temperatura, comuns em viagens marítimas.
Estas modificações implicaram aprimoramentos nos eixos do balanço, nas rodas de escape e nos parafusos de ajuste, de modo a preservar a integridade e a estabilidade dos cronómetros mesmo em condições adversas. Com estes cuidados, Jürgensen produziu cronómetros que podiam ser utilizados com confiança em viagens longas e em ambientes marítimos desafiantes.
Complicações Avançadas
Além da sua precisão, os cronómetros de Jürgensen eram notáveis pelas complicações adicionais que ele conseguia integrar, algo raro para a época. A inclusão de indicadores de data e fases da lua, por exemplo, transformava o relógio numa ferramenta ainda mais completa e versátil. Estas complicações exigiam um nível de habilidade técnica elevado, pois envolviam a presença de engrenagens e mecanismos que, ao serem acoplados ao movimento principal, não podiam afectar a sua precisão.
O indicador de fases da lua era particularmente útil para navegantes e cientistas, uma vez que as fases lunares influenciavam as marés e tinham relevância prática em várias actividades marítimas. Os sistemas de data, por seu lado, precisavam ser ajustados para os diferentes números de dias em cada mês, exigindo cálculos precisos e ajustes manuais, mas garantindo ao utilizador uma experiência funcional de alta precisão.
Impacto no Avanço da Relojoaria
Com estas inovações, Urban Jürgensen não só elevou os padrões técnicos dos cronómetros da sua época, mas também inspirou uma nova geração de relojoeiros na busca pela perfeição mecânica e funcional. Demonstrou que a relojoaria podia ir além de medir o tempo e tornar-se numa ferramenta indispensável para a ciência e a navegação. As suas contribuições no escape détent, nas melhorias estruturais e nas complicações avançadas continuam a ser reconhecidas e apreciadas como parte do legado técnico e artístico da alta relojoaria.
Expansão e Transição de Gerações
Após a morte de Urban em 1830, os seus três filhos — Louis Urban, Jules Frederik e Frederik — assumiram a gestão da empresa e alteraram o nome para Urban Jürgensen & Sønner. Louis Urban, o mais velho, focou-se na arte relojoeira e produziu aproximadamente 150 relógios de alta qualidade em Copenhaga, enquanto Jules Frederik se mudou para a Suíça e iniciou a produção de relógios mais elegantes e complexos, que rapidamente conquistaram clientes ingleses e americanos.
A empresa manteve-se na família até 1912, altura em que Jacques Alfred Jürgensen, neto de Jules Frederik, faleceu, encerrando uma gestão familiar contínua de 139 anos. Durante o século XX, a marca passou por várias mudanças de propriedade, continuando a produção, mas sem uma direcção estratégica clara. Em 1919, iniciou a produção de relógios de pulso e viveu um breve período Art Deco na década de 1920. Contudo, após a Grande Depressão, a falta de visão estratégica afectou a empresa.
Renascimento Sob Peter Baumberger e Derek Pratt
A situação mudou em 1979, quando a marca passou por uma renascença sob a liderança de Peter Baumberger, um dedicado relojoeiro e coleccionador que adquiriu oficialmente a marca em 1985. Derek Pratt, um relojoeiro inglês que dominava a arte da guilloché manual, assumiu o cargo de director técnico. Juntos, Baumberger e Pratt revitalizaram a Urban Jürgensen com peças de alta relojoaria inteiramente feitas à mão. Em 1982, lançaram a Ref. 1, um relógio automático com calendário triplo, fase lunar e cronógrafo, utilizando um movimento Zenith El Primero modificado e produzido em 186 exemplares. Em 1990, introduziram a Ref. 2, com calendário perpétuo e movimento Frédéric Piguet, seguida pela Ref. 3, com indicador de reserva de marcha.
Baumberger e Pratt trouxeram à marca técnicas relojoeiras quase esquecidas, como a criação de mostradores em grenage Este processo de produção, extremamente laborioso, implica gravar um disco sólido de prata com números e marcas que são preenchidos com laca e, posteriormente, polidos e tratados com uma mistura de prata e sais, criando um acabamento fosco único.
As Contribuições de Derek Pratt para a Urban Jürgensen
Uma das maiores contribuições de Derek Pratt foi o desenvolvimento de mostradores de guilloché feitos à mão, um dos elementos que definiram a estética da Urban Jürgensen durante os anos de Baumberger. Pratt era um dos poucos relojoeiros com a habilidade e paciência necessárias para executar o guilloché manual em cada mostrador, usando uma técnica que requer precisão e uma abordagem quase meditativa. Este trabalho, juntamente com os ponteiros feitos manualmente e os acabamentos altamente detalhados, tornaram-se marcas registadas dos modelos de Urban Jürgensen, como a Referência 1, lançada em 1982.
Além disso, Pratt concebeu e fabricou movimentos extremamente complexos, muitas vezes produzindo cada componente, até mesmo os próprios parafusos, manualmente. Um dos exemplos mais notáveis deste trabalho foi a criação do Oval Tourbillon, também conhecido como "The Oval", um relógio de bolso que representa o pináculo da relojoaria artesanal.
Características Técnicas Principais:
Turnilhão com Remontoire Integrado: Uma das inovações mais notáveis deste relógio é a incorporação de um remontoire de força constante directamente na gaiola do turbilhão. Este mecanismo assegura uma distribuição uniforme de energia ao escape, melhorando significativamente a precisão do relógio. Pratt afirmou que este foi o primeiro relógio a apresentar tal configuração, representando uma inovação na relojoaria.
Escape de Dente de Mola: O relógio utiliza um escape de détent, conhecido pela sua alta precisão e geralmente encontrado em cronómetros marítimos. Este tipo de escape permite que a roda de balanço oscile livremente na maior parte do seu ciclo, com recepção de impulsos apenas uma vez por rotação, por forma a reduzir o atrito e a necessidade de lubrificação.
Indicadores Adicionais: Além das horas e minutos centrais, o mostrador apresenta um submostrador de segundos às 6 horas, um indicador de reserva de marcha entre as 7 e 8 horas, um termómetro entre as 4 e 5 horas e uma indicação de fases da lua às 12 horas. Esta disposição simétrica e funcional reflecte a atenção de Pratt aos detalhes e à legibilidade.
Movimento Oval: O movimento foi projectado para se ajustar perfeitamente à caixa oval, com uma disposição linear que posiciona o tambor da mola principal em um dos focos da elipse e a gaiola do tourbillon no outro. Esta configuração não apenas optimiza o uso do espaço, mas também contribui para a harmonia estética do relógio.
Acabamento Artesanal: Cada componente do relógio foi meticulosamente trabalhado à mão, utilizando técnicas tradicionais. O mostrador em prata maciça apresenta guilloché finamente executado, enquanto o movimento exibe uma variedade de acabamentos, como polimento negro e anglage, demonstrando a habilidade excepcional de Pratt na relojoaria, o trabalho meticuloso e artesanal.
O Compromisso com a Relojoaria e o Ref. 2
Derek Pratt, em parceria com Baumberger, também foi responsável por uma das peças mais icónicas da Urban Jürgensen, a Referência 2. Este modelo não apenas substituiu a função de cronógrafo do Ref. 1 com um calendário perpétuo, mas também elevou o padrão estético com um mostrador guilloché de dupla camada e ponteiros em formato observatoire – um design que se tornaria emblemático da marca. Com movimento de base Frédéric Piguet e módulo de calendário perpétuo desenvolvido pela Lemania, o Ref. 2 exemplifica a combinação de tradição e sofisticação técnica que Pratt e Baumberger trouxeram para a Urban Jürgensen.
A série de complicações que Pratt ajudou a desenvolver continuou a evoluir com o lançamento do Ref. 3, que acrescentava um indicador de reserva de marcha, solucionando o que muitos consideravam uma falha no Ref. 2. Este desenvolvimento, embora aparentemente simples, exigiu anos de pesquisa e foi um dos projectos mais dispendiosos que a Urban Jürgensen tinha empreendido até então. A dedicação de Pratt em preservar a estética e a simetria dos mostradores enquanto introduzia novas funcionalidades revela o seu comprometimento com a excelência e o seu profundo respeito pela tradição relojoeira.
O Projeto P8 e o Escape de Détente
Urban Jürgensen 11C SC com movimento P8
Uma das últimas e mais ambiciosas contribuições de Derek Pratt para a Urban Jürgensen foi o desenvolvimento do projecto P8, que incluía um escape cronométrico de détent pivotado – uma inovação que foi considerada impossível de adaptar a relógios de pulso devido à sua extrema sensibilidade a choques. Pratt, juntamente com a colaboração de Jean-François Mojon e, mais tarde, Kari Voutilainen, dedicou-se a adaptar este escape de precisão, originalmente usado em cronómetros marítimos, para um movimento de relógio de pulso moderno. O escape foi robusto o suficiente para passar no teste Chronofiable, sendo uma conquista técnica extraordinária.
O escape de détent, conhecido pela sua precisão, foi implementado num protótipo do P8, um movimento criado para estabelecer a Urban Jürgensen como uma marca comprometida com a precisão e a inovação na tradição da relojoaria fina. Este projecto, que Pratt ajudou a iniciar antes da sua reforma por razões de saúde, acabou por ser um marco para a marca e solidificou o seu lugar entre as mais prestigiadas fabricantes de relógios artesanais.
O Legado de Derek Pratt
Derek Pratt faleceu em 2009, uns meses antes do seu amigo e colaborador Peter Baumberger. A sua influência sobre a Urban Jürgensen e sobre a relojoaria como um todo é indelével. Pratt trouxe para a marca não só um nível de artesanato incomparável, mas também um respeito profundo pela herança relojoeira, aliado a uma incessante busca pela inovação. Sob a sua orientação, a Urban Jürgensen produziu alguns dos relógios mais requintados do século XX, estabelecendo-se como um símbolo de excelência e dedicação à arte da relojoaria manual.
Hoje, o legado de Pratt é mantido por Kari Voutilainen, que assumiu a liderança da marca com o compromisso de honrar o trabalho que Pratt e Baumberger desenvolveram. As técnicas e inovações que Derek Pratt trouxe para a Urban Jürgensen continuam a ser uma referência de qualidade e tradição, e os modelos que ele ajudou a criar são hoje peças de coleccionador muito procuradas, representando o melhor da relojoaria de alta gama.
Peter Baumberger: O Visionário da Renascença da Urban Jürgensen
Peter Baumberger, um relojoeiro suíço apaixonado e coleccionador, foi a figura chave que trouxe a Urban Jürgensen de volta aos seus dias de glória. Nascido em 1939, Baumberger formou-se na Escola Suíça de Relojoaria em Solothurn nos anos 1950, um período desafiador para a relojoaria tradicional, que enfrentava uma revolução impulsionada pelo quartzo. Apesar das dificuldades que os relojoeiros enfrentavam naquela época, Baumberger sempre foi um defensor da relojoaria artesanal, acreditando no valor das técnicas manuais e do meticuloso detalhe que só os mestres artesãos conseguiam alcançar.
Baumberger entrou no mundo da relojoaria de forma inesperada. Ao viajar regularmente por cidades com distritos de antiguidades, começou a coleccionar relógios e artefactos relojoeiros históricos. Em 1976, durante uma visita a Copenhaga para celebrar o bicentenário da guilda dinamarquesa de relojoeiros, Baumberger deparou-se com uma pequena exposição de relógios históricos e documentos no atelier de Christian Gundesen, o então proprietário da Urban Jürgensen. Entre as peças expostas, Baumberger reconheceu um relógio de pêndulo de precisão assinado por Urban Jürgensen, o fundador da marca, e percebeu que havia uma oportunidade única diante de si.
Ao demonstrar interesse em adquirir algumas peças da exposição, Baumberger foi informado de que não estavam à venda, mas o comentário casual do vendedor despertou uma ideia inesperada: "Se quer realmente tudo, por que não compra a marca?". Este momento foi decisivo, e Baumberger percebeu que não estava apenas perante uma oportunidade de adquirir relógios raros, mas sim de adquirir uma marca histórica com um legado profundamente enraizado na tradição relojoeira dinamarquesa e suíça.
A Adesão à Marca e a Persuasão dos Herdeiros Dinamarqueses
Baumberger enfrentou um desafio: a Urban Jürgensen era uma marca dinamarquesa, com um nome que os herdeiros estavam relutantes em vender a alguém de fora do país. O compromisso e o conhecimento de Baumberger sobre a relojoaria, contudo, foram elementos decisivos para convencê-los. Neste processo, recorreu ao apoio de um amigo relojoeiro de renome na altura, Derek Pratt, que tinha apresentado um movimento artesanal no qual trabalhara durante cinco anos, exemplificando a qualidade e a dedicação que Baumberger queria restabelecer na marca. Ao perceberem que Baumberger pretendia honrar o legado da Urban Jürgensen com uma abordagem artesanal de altíssima qualidade, os herdeiros dinamarqueses finalmente cederam, permitindo-lhe adquirir a marca em 1979.
A Visão de Baumberger para a Urban Jürgensen
Para Baumberger, a Urban Jürgensen deveria regressar às suas raízes de excelência artesanal. Contrariamente à tendência crescente de produção em massa assistida por máquinas, ele sonhava com uma marca que criasse relógios de forma manual, com detalhes requintados e complicações de alta precisão. Restaurou a tradição de mostrar um requinte clássico, utilizando métodos antigos e trabalho manual minucioso.
Em parceria com Derek Pratt, Baumberger criou uma série de peças impressionantes, como o Ref. 1, lançado em 1982, um relógio com calendário triplo, fase lunar e cronógrafo. As peças criadas sob a sua liderança apresentavam elementos como mostradores de guilloché feitos à mão, caixas soldadas e ponteiros feitos artesanalmente – elementos distintivos que definiam a identidade da Urban Jürgensen. Em 1990, Baumberger e Pratt lançaram o Ref. 2, que marcou um ponto alto com a introdução de um calendário perpétuo.
O Legado de Peter Baumberger
Peter Baumberger faleceu em 2010, meses após o falecimento de Derek Pratt, mas deixou um legado inestimável para a Urban Jürgensen. A sua visão, juntamente com a mestria de Derek Pratt, ressuscitou a marca, devolvendo-lhe o prestígio e a exclusividade que definem o melhor da relojoaria suíça. Sob a liderança de Baumberger, a Urban Jürgensen tornou-se sinónimo de tradição, precisão e dedicação à arte relojoeira, mantendo o respeito pela história enquanto avançava com inovações discretas e técnicas artesanais que hoje são um exemplo de excelência no mundo relojoeiro.
Novo CEO: Kari Voutilainen
Kari Pekka Voutilainen, nascido em junho de 1962 em Rovaniemi, Finlândia, é amplamente reconhecido como um dos mais talentosos relojoeiros contemporâneos. A sua jornada na relojoaria é marcada por uma dedicação inabalável à arte e à precisão, características que definem o seu trabalho e o posicionam como uma figura de destaque no universo da alta relojoaria.
Formação e Início de Carreira
A paixão de Voutilainen pela relojoaria manifestou-se cedo. Entre 1983 e 1986, frequentou a Escola de Relojoaria de Tapiola, na Finlândia, onde adquiriu as bases técnicas essenciais. Em 1989, decidiu aprofundar os seus conhecimentos na Suíça, ingressando na prestigiada escola WOSTEP (Watchmakers of Switzerland Training and Educational Program), onde se especializou em relógios complicados.
Após concluir os estudos, Voutilainen integrou a Parmigiani Mesure et Art du Temps, onde, entre 1990 e 1999, dedicou-se à restauração de relógios raros e complexos. Esta experiência permitiu-lhe uma compreensão profunda dos mecanismos tradicionais e das técnicas de relojoaria de alta precisão. Posteriormente, entre 1999 e 2002, assumiu o papel de instrutor na WOSTEP, contribuindo para a formação de uma nova geração de relojoeiros e introduzindo novos cursos no currículo.
Fundação da Marca Voutilainen
Em 2002, movido pelo desejo de criar peças únicas que reflectissem a sua visão artística e técnica, Voutilainen estabeleceu a sua própria marca na vila de Môtiers, na Suíça. A tranquilidade da região de Val-de-Travers proporcionou o ambiente ideal para a criação de relógios que combinam tradição e inovação.
A filosofia da marca assenta na produção limitada e artesanal, com cada relógio a ser meticulosamente elaborado para garantir a mais alta qualidade. Voutilainen está envolvido em todas as etapas do processo, desde o design até à montagem final, assegurando que cada peça é uma verdadeira obra de arte.
Inovações e Contribuições para a Relojoaria
Uma das contribuições mais notáveis de Voutilainen para a relojoaria foi a introdução, em 2005, do primeiro repetidor decimal do mundo, capaz de soar as horas, intervalos de dez minutos. Esta inovação destacou-se pela sua complexidade e pela clareza do som produzido.
Em 2011, apresentou o movimento Vingt-8, totalmente desenvolvido internamente. Este movimento distingue-se pela utilização de duas rodas de escape, proporcionando uma eficiência energética superior e uma precisão aprimorada. Além disso, o Vingt-8 é reconhecido pela sua robustez e pela facilidade de manutenção, características valorizadas tanto por colecionadores quanto por profissionais da área.
Colaborações e Expansão
Ao longo da sua carreira, Voutilainen colaborou com diversos artistas e marcas, enriquecendo o seu portefólio e expandindo os horizontes da relojoaria. Em 2012, juntamente com Andreas Strehler, criou o "Chapter III" para a Maîtres du Temps, uma peça que combina complexidade técnica com estética refinada.
Em 2014, adquiriu a fábrica de mostradores Comblémine SA, permitindo-lhe controlar integralmente a produção dos mostradores dos seus relógios e assegurar um nível de personalização e qualidade sem precedentes.
Em 2021, liderou um grupo de investidores na aquisição da histórica marca Urban Jürgensen, assumindo o cargo de CEO. Esta aquisição reflete o compromisso de Voutilainen em preservar e revitalizar marcas tradicionais, integrando-as na sua visão contemporânea da relojoaria.
Reconhecimentos e Prémios
O trabalho de Voutilainen tem sido amplamente reconhecido pela indústria relojoeira. Ao longo dos anos, recebeu múltiplos prémios no Grand Prix d'Horlogerie de Genève (GPHG), entre eles, o prémio de "Melhor Relógio Masculino" em 2007 e 2013. Em 2014, foi distinguido com o Prix Gaïa, considerado o "Prémio Nobel" da relojoaria, na categoria de "Artesanato-Criação".
Legado e Impacto
Kari Voutilainen é um exemplo de como a dedicação, a paixão e a busca incessante pela perfeição podem resultar em criações que transcendem o tempo. A sua abordagem artesanal, aliada a inovações técnicas, posiciona-o como uma figura central na relojoaria contemporânea. Os seus relógios não são apenas instrumentos de medição do tempo, mas também testemunhos da arte e da engenharia humanas, destinados a serem apreciados por gerações futuras.
A nova equipa
Kari Voutilainen, co-CEO: como vimos acima, reputado relojoeiro finlandês com dez prémios no Grand Prix d'Horlogerie de Genève (GPHG), Voutilainen retorna à Urban Jürgensen, onde iniciou a sua carreira nos anos 90, trazendo vasta experiência e uma visão renovada para a marca.
Alex Rosenfield, co-CEO: Com experiência em moda, media e marketing, Rosenfield foca-se em fortalecer a presença da Urban Jürgensen no mercado, conectando a alta relojoaria com a cultura contemporânea e expandindo o alcance da marca.
Venla Voutilainen, Responsável pelo Serviço Pós-Venda: Filha de Kari Voutilainen e talentosa relojoeira, Venla lidera o serviço pós-venda, assegurando que cada relógio Urban Jürgensen, desde 1773 até aos dias de hoje, seja mantido com o mais alto padrão de cuidado e excelência.
Esta equipa combina tradição e inovação, comprometida em honrar o legado da Urban Jürgensen enquanto traça novos caminhos na alta relojoaria.
Com Kari Voutilainen ao leme da Urban Jürgensen, a marca encontra-se numa posição privilegiada para, mais uma vez, se destacar no universo da alta relojoaria. O seu compromisso com a precisão, o artesanato e a manutenção das técnicas tradicionais infunde um novo vigor na Urban Jürgensen, respeitando o legado de mestres como Jørgen Jørgensen, Urban Jürgensen e os visionários Peter Baumberger e Derek Pratt.
Será que o regresso da Urban Jürgensen, agora sob a visão contemporânea e artística de Voutilainen, trará inovações que vão ao encontro dos ideais originais da marca? Ou veremos uma nova era em que a tradição e a inovação coexistem em harmonia, refletindo a história secular da relojoaria? A Urban Jürgensen está preparada para abraçar o futuro, mas a sua essência permanecerá certamente enraizada nas fundações deixadas pelos seus mestres.
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